“A pastoral juvenil só pode ser sinodal, ou seja, capaz de dar forma a um «caminhar juntos» que implica «a valorização – através dum dinamismo de corresponsabilidade – dos carismas que o Espírito dá a cada um dos membros [da Igreja], de acordo com a respetiva vocação e missão. (…) Animados por este espírito, poderemos avançar para uma Igreja participativa e corresponsável, capaz de valorizar a riqueza da variedade que a compõe, acolhendo com gratidão também a contribuição dos fiéis leigos, incluindo jovens e mulheres, a da vida consagrada feminina e masculina e a de grupos, associações e movimentos. Ninguém deve ser colocado nem deixado colocar-se de lado»” (PAPA FRANCISCO, Cristo Vive, 206).

Conselho Diocesano de Pastoral Juvenil (CDPJ) é o órgão, criado pelo Bispo da Diocese, para promover, através do Departamento Diocesano, e dos Movimentos, uma ação apostólica comum a favor dos Jovens no campo da evangelização e da catequese (Cfr. Diocese de Aveiro, II Sínodo, Aveiro 1995. Pág. 95). 

Neste espírito de Sinodalidade, o nosso Bispo, entendeu ser altura de reativar o Conselho Diocesano de Pastoral Juvenil.

O próximo Conselho Diocesano de Pastoral Juvenil está marcado para dia 12 de dezembro de 2019, pelas 21h00 no Salão do Seminário de Aveiro.

Regulamento em vigor: Regulamento

Convocatória: